Rua Ribeiro de Lima, 453 Bloco D - 2º andar - Cj. 206 - São Paulo - SP

O QUE PODE ACONTECER SE A MINHA EMPRESA NÃO TIVER ASSESSORIA EM MEDICINA DO TRABALHO?

O QUE PODE ACONTECER SE A MINHA EMPRESA NÃO TIVER ASSESSORIA EM MEDICINA DO TRABALHO?

Por: CONAME - 08 de Outubro de 2024

A falta de uma assessoria em Saúde e Segurança Ocupacional resultará em diversos problemas para a sua empresa, tanto sob o ponto de vista legal quanto operacional e financeiro. Veja a seguir, quais são os principais e mais recorrentes:

1. Multas e Penalidades

A legislação trabalhista e de Saúde Ocupacional impõe a obrigatoriedade de diversos documentos e programas relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores. O não cumprimento das mesmas resultará em multas e penalidades aplicadas pelos órgãos de fiscalização, como o Ministério do Trabalho e o INSS.

2. Problemas Jurídicos

A ausência de uma assessoria especializada, fatalmente, levará à falta de documentação e laudos necessários para a defesa da empresa em processos trabalhistas, o que resultará em decisões desfavoráveis perante ações judiciais movidas pelos colaboradores.

Um exemplo comum é a de funcionários que processam a empresa, sob a alegação de terem desenvolvido doenças ocupacionais por falta de acompanhamento médico adequado. Caso a empresa não tenha uma assessoria, não terá como comprovar que estava cumprindo suas obrigações legais.

3. Risco Aumentado de Acidentes e Doenças

Sem uma assessoria especializada, é quase impossível identificar e gerenciar os riscos no ambiente de trabalho, o que, provavelmente, elevará o número de acidentes e doenças ocupacionais. A falta de avaliações adequadas resultará em condições insalubres ou perigosas, levando a doenças relacionadas ao trabalho, como lesões musculoesqueléticas ou doenças respiratórias.

4. Impacto na Performance e Produtividade dos Funcionários

Quando as condições de trabalho são inadequadas, a saúde e o bem-estar dos funcionários podem ser afetadas, resultando em absenteísmo e queda da produtividade. É o caso de funcionários que, devido ao fato de ficarem expostos a condições de trabalho prejudiciais, sem o devido acompanhamento médico, podem ficar doentes com mais frequência, impactando na eficiência e performance da equipe.

5. Dificuldades na Concessão de Benefícios Previdenciários

A falta de um bom acompanhamento médico e de registros apropriados dificultarão a concessão de benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial para trabalhadores expostos a agentes nocivos. Isso porque, sem um Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) bem documentado, será difícil os colaboradores comprovarem a exposição a agentes nocivos e, deste modo, obterem a aposentadoria especial.

6. Imagem e Reputação da Empresa

Empresas que não cuidam da segurança e saúde de seus colaboradores e ambiente de trabalho, geralmente, são malvistas no mercado e têm sua reputação prejudicada, o que afeta a relação com os próprios colaboradores, inclusive potenciais novos contratados, parceiros e, principalmente, clientes.

7. Aumento dos Custos Operacionais

A ausência de uma assessoria especializada conduzirá a custos inesperados, relacionados a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e processos judiciais, custos com tratamentos médicos, indenizações, além do fato de os seguros poderem aumentar caso os riscos não forem adequadamente geridos.

Por isso, veja a parceria com uma assessoria especializada como um investimento, pois é fundamental para garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação, proteja a saúde dos seus trabalhadores e minimize os riscos legais e financeiros.

WhatsApp CONAME
CONAME www.coname.med.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
Instagram Facebook LinkedIn Portfólio da CONAME